Hepatite B: O Básico

O que é a Hepatite B?

Hepatite B é uma infecção viral capaz de causar sérios danos ao fígado e é transmitida por sangue e secreções contaminadas com o vírus de uma pessoa doente.

Quais são os sintomas de hepatite B?

Existem duas formas clínicas de apresentação da hepatite B: aguda e crônica

A hepatite B aguda se desenvolve algumas semanas após o contato com o vírus (infecção) e seus sintomas são parecidos ao de um resfriado comum. Outros sintomas podem estar presentes como por exemplo náuseas, dor no quadrante superior do abdômen e amarelamento do olho (icterícia).  Esses sintomas possuem duração de semanas a meses e a resolução muitas vezes ocorre de maneira espontânea.

Após a infecção, a maioria dos adultos apresentam melhora e cura. Porém 1 (um) a cada 20 pacientes que se infectam com o vírus da hepatite B evoluem para a forma crônica.

A forma crônica é geralmente silenciosa e os pacientes são assintomáticos. A medida que o dano ao fígado se intensifica surgem os primeiros sinais e sintomas da cirrose que incluem:

  • Aumento e edema da barriga (Ascite)
  • Amarelamento dos olhos (Icterícia)
  • Fadiga e cansaço
  • Confusão mental
  • Tremores
  • Crescimento das mamas (Ginecomastia)

Hepatite B crônica também aumenta o risco do desenvolvimento de câncer no fígado (hepatocarcinoma)

Como se pega a Hepatite B?

Existem algumas maneiras de se contrair a hepatite B. Todas as maneiras envolvem o contato com sangue e secreções de uma pessoa contaminada. Você pode se contaminar com o vírus quando:

  • Teve relações sexuais desprotegidas com alguém infectado
  • Compartilhou agulhas para o uso de drogas endovenosas com alguém infectado
  • Utilizou agulhas contaminadas como por exemplo na realização de tatuagens, piercings ou acupuntura
  • Compartilhar escova de dente, fio dental, barbeadores, alicate de unha ou máquinas de cortar cabelo com alguém infectado

Ainda é possível a transmissão de mãe para o neném durante a gestação e o parto (Infecção congênita)

Como se detecta a Hepatite B?

Por meio de exames de sangue é realizado o diagnóstico da hepatite B. O médico infectologista pode solicitar sempre que suspeitar da doença ou quando o paciente apresentar algum comportamento de risco para a aquisição do vírus. Além disso, recomenda-se para todos os contactantes íntimos ou familiares de uma pessoa com hepatite B a testagem devido a possibilidade de transmissão intradomiciliar.

Como se trata a hepatite B?

A maioria dos pacientes com hepatite B aguda não necessitarão de tratamento e em até seis meses após a infecção desenvolverão a cura espontânea. Uma pequena porcentagem dos pacientes irá desenvolver a forma crônica e necessitarão de acompanhamento com infectologista para avaliação da necessidade de tratamento medicamentoso.

A decisão pelo início do tratamento dependerá do grau de dano causado pelo vírus no fígado e da quantidade de vírus presente no sangue. Para aqueles que necessitam de tratamento, esse é realizado com medicamentos chamados de antivirais. Atualmente, todo o tratamento antiviral da hepatite B está disponível gratuitamente pelo SUS. A maioria dos casos, será necessário tratamento e acompanhamento médico por toda a vida.

Para aqueles que possuem HEPATITE B crônica e que não possuem indicação de tratamento com antivirais, será necessário acompanhamento médico regular. Pelo menos a cada seis meses está indicado a realização de exames laboratoriais e ultrassom de abdômen. Hepatite B crônica é fator de risco para o desenvolvimento de câncer de fígado e o acompanhamento de rotina com o médico infectologista é fundamental para a detecção precoce e melhor prognóstico.

Leia também

categorias

Assine nosso Newsletter

infectologie_podemos-te-ajudar

Nossa equipe está pronta para te atender!

Nós podemos te ajudar!

O consultório INFECTOLOGIE está localizado no elegante bairro Vila da Serra e possui fácil acesso. Conta com equipe com alto grau de profissionalismo, estacionamento gratuito para clientes e estrutura física sofisticada que garante sua privacidade, segurança, conforto e bem-estar

 

Conheça nosso espaço: