O que é osteomielite:
OSTEOMIELITE é uma infecção no osso. O osso pode ser infectado pelo sangue (Infecção hematogênica), por tecidos próximos contaminados (Infecção por contiguidade) ou por agressão direta de traumas ou cirurgias.
Quais são os sintomas da Osteomielite?
O principal sintoma da osteomielite é a dor no local acometido. A área acometida pode apresentar ainda:
- Vermelhidão
- Calor local (aumento da temperatura localizadamente)
- Edema
- Saída de secreção pela pele (fístula)
Porém, em alguns casos, especialmente nos pacientes que possuem algum implante ortopédico como placa, parafuso ou prótese, a OSTEOMIELITE pode ser assintomática.

Existe algum teste para o diagnóstico de osteomielite?
Sim. O exame para confirmar a OSTEOMIELITE é a biópsia óssea. Na biópsia o médico coleta um fragmento do osso e envia o material para o laboratório. Lá é realizada a cultura óssea para identificar qual a bactéria que está causando a infecção e quais os antibióticos são eficazes para o tratamento. Alguns exames de imagem como RX, tomografia computadorizada e ressonância também auxiliam para se realizar o diagnóstico e são complementares a biópsia.
Como a osteomielite é tratada?
O tratamento da OSTEOMIELITE deve ser realizado de maneira interdisciplinar e envolver o ortopedista, cirurgião vascular e o médico infectologista. O tratamento normalmente inicia-se com a cirurgia para remover o osso morto bem como os outros tecidos desvitalizados. No caso de o paciente possuir algum tipo de implante ortopédico como placa, parafuso ou prótese poderá ser necessário também a remoção desses dispositivos.

O tempo de tratamento da infecção do osso é longo. O mínimo de tempo necessário em uso de antibióticos são 6 semanas. A escolha entre antibióticos orais ou endovenoso dependerá do perfil de sensibilidade da bactéria identificada na cultura óssea e por isso o seguimento com infectologista é fundamental para o sucesso do tratamento.