Diagnóstico e tratamento
Existe algum teste para detectar a Sífilis?
Sim. Por meio de exames simples de sangue é possível fazer o diagnóstico da sífilis. Além disso, atualmente estão disponíveis os testes rápidos que fazem o diagnóstico na hora
Quando devo procurar um médico infectologista?
Você deve procurar um médico infectologista se você tem algum dos sintomas de sífilis descritos na parte 1 desse texto ou se você tem algum parceiro (a/e) sexual que foi diagnosticado (a/e) com sífilis. Além disso, recomendamos que pessoas que tiveram relação sexual sem preservativo testem para sífilis regularmente.
Atenção: Mesmo se assintomático você ainda pode ter sífilis. Se você estiver infectado existem atualmente tratamentos que são eficazes para curar a sífilis.

Como a sífilis é tratada:
A sífilis é uma infecção bacteriana por isso é tratada com uso de antibióticos. O antibiótico de escolha é a penicilina. Na maioria das situações a penicilina é administrada sobre a forma intramuscular, em regime ambulatorial mas em algumas situações como a neurossífilis ou a sífilis terciária é necessário medicação na veia (endovenoso). Em caso de alergia a penicilina é possível o tratamento com outros antibióticos.
Após o final da medicação, é necessário acompanhamento do infectologista para ter certeza da cura. O médico solicitará novos exames para avaliar a reposta e cura do paciente.
Como eu me protejo da Sífilis?
Para se proteger da sífilis é necessário a utilização de preservativo em todas as relações sexuais.